Documento /app Documento /amp -->

Estado de Minas

Chevrolet Onix - a história do carro que conquistou o mercado brasileiro

Lançado em 2012, o hatch compacto da Chevrolet precisou de apenas 3 anos para chegar no topo do mercado


postado em 10/07/2019 09:58

Em apenas 3 anos de mercado, o Onix tornou-se o carro mais vendido do Brasil(foto: Chevrolet/Divulgacao)
Em apenas 3 anos de mercado, o Onix tornou-se o carro mais vendido do Brasil (foto: Chevrolet/Divulgacao)

Durante 27 anos, o Volkswagen Gol deteve o título de carro mais vendido do Brasil, um reinado que só foi interrompido em 2014, quando o Fiat Palio superou o modelo alemão por 385 unidades e assumiu a liderança. Infelizmente o Palio não conseguiu se manter no topo por muito tempo, isso porque no ano seguinte, em 2015, foi superado pelo Chevrolet Onix, que apesar de todas as polêmicas em sua história, conseguiu se tornar o líder do mercado nacional.


Tudo começou em 2008, a Chevrolet planejava universalizar a sua marca e baixar os custos de produção para aumentar os lucros e se afastaram da influência dos modelos da alemã Opel, dessa forma o Astra e o Insignia foram descontinuados. Então em 2009 foi anunciado o projeto Viva, que seria uma nova família de modelos que sucederia a linha Corsa, o primeiro modelo lançado foi o hatch compacto Agile, que não obteve muito sucesso e acabou saindo de linha 5 anos depois do lançamento. Em 2012, a Chevrolet anunciou um novo hatch compacto projetado e desenvolvido no Brasil pela General Motors (GM), o novo modelo recebeu o nome de Onix, e foi lançado nas versões LS, LT e LTZ com o preço indo de R$ 29.990 a 41.990. O hatch foi um sucesso de vendas, e em apenas 3 anos de mercado, tornou-se o carro mais vendido do Brasil em 2015 com 103.328 unidades vendidas, superando por pouco o Fiat Palio, com 103.304.

 

Polêmico teste de segurança

 

Em 2017, a Latin NCap, uma empresa independente que avalia a segurança de veículos, realizou testes de colisão com o Onix, e o resultado das laterais, cujo teste de impacto não é obrigatório para homologação no Brasil, surpreendeu negativamente, pois o líder de vendas obteve a pontuação zero de segurança para adultos. De acordo com a Latin NCap,"o Onix não contava com dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral, apenas barras nas portas. Considerando esses resultados de testes, o Onix não passaria os requerimentos básicos da regulação para impacto lateral das Nações Unidas (UN95)”. Em testes relacionados à proteção de crianças, o modelo alcançou a pontuação de 3 estrelas, sendo que a nota máxima é 5.

 

No ano seguinte um novo teste foi realizado, e a pontuação tanto para crianças quanto às laterais, atingiram um total de 3 estrelas. A entidade afirmou que que os dois modelos receberam reforços de absorção de impacto nas portas para aumentar seu nível de segurança, no caso de uma colisão lateral, e ganhou ancoragem ISOFIX para as cadeirinhas infantis e um novo cinto de segurança para o motorista.

 

Atual líder de vendas

 

Atualmente, o Chevrolet Onix está em seu quarto ano consecutivo como líder de vendas, a versão LT, com preço sugerido de R$ 47.290, é a mais buscada e mais vendida. Ela sai de fábrica com câmbio manual de seis marchas, alarme, Isofix, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado, chave-canivete, direção elétrica, computador de bordo, volante multifuncional, banco do motorista com ajuste de altura, travas e vidros dianteiros elétricos e preparação de som com quatro alto-falantes.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação