Documento /app Documento /amp -->

Estado de Minas SUSTENTABILIDADE

Mini Cooper SE 100% elétrico

Novo modelo apresentado pela britânica tem uma autonomia de até 270 km e potência de 185 cavalos, combinados ao visual clássico da marca


postado em 11/07/2019 09:01 / atualizado em 11/07/2019 09:34

O motor elétrico não é apenas menor, mas também significativamente mais leve do que um motor a combustão, contribuindo para a distribuição de carga do novo MINI Cooper SE. Foto: Divulgação
O motor elétrico não é apenas menor, mas também significativamente mais leve do que um motor a combustão, contribuindo para a distribuição de carga do novo MINI Cooper SE. Foto: Divulgação
A Mini apresentou nesta semana seu primeiro modelo 100% elétrico, o Mini Cooper SE, afirmando-se assim na nova era dos elétricos. O esportivo compacto tem motor elétrico que desenvolve até 185 cv de potência. Segundo dados da marca, a autonomia chega até 270 km com as baterias de alta voltagem instaladas no piso do veículo.
 
Debaixo do capô apenas o motor elétrico. A bateria de alta voltagem com configuração específica do modelo é composta de células de íons de lítio subdivididas em 12 módulos. Eles formam uma unidade em forma de T posicionada no chão do veículo, fornecendo um conteúdo de energia bruta de 32,6 kWh.
 
O motor elétrico não é apenas menor, mas também significativamente mais leve do que um motor a combustão, contribuindo para a distribuição de carga do novo MINI Cooper SE. Juntamente com o centro de gravidade mais baixo, isso dá ao modelo elétrico o manuseio ágil, tornando-o fácil de controlar, mesmo quando em curvas realizadas em alta velocidade.
 
O novo MINI Cooper SE também oferece uma experiência de estrada segura, principalmente devido à posição de sua bateria de alta-tensão. É colocada no fundo do veículo entre os bancos dianteiros e os bancos traseiros. Como resultado deste arranjo, não há limites para o uso do espaço do compartimento de bagagens em comparação com as versões do modelo convencional. Como na MINI 3 Door com motor de combustão, o volume de bagagem sob a porta traseira é de 211 litros, expandindo para 731 litros quando os encostos dos bancos traseiros são rebatidos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A única diferença mensurável: para garantir a distância ao solo relevante para a bateria de alta-tensão instalada no piso do veículo, o novo MINI Cooper SE está posicionado cerca de 18 milímetros mais alto do que no modelo convencional. Com um peso de 1 365 kg, o modelo elétrico é apenas cerca de 145 kg mais pesado do que o MINI Cooper S 3 Door com transmissão. Steptronic.

INTERIOR
Os equipamentos de série do novo MINI Cooper SE também incluem um sistema de navegação, além de itens centrais de exibição de instrumentos e serviços MINI Connected, especialmente voltados para a eletromobilidade. A tela eDrive fornece informações sobre o fluxo de energia atual e a autonomia, além de oferecer maneiras de aumentar o alcance do veículo, desativando funções de conforto ou aumentando a recuperação. No mapa de navegação, é possível exibir um círculo de alcance que indica o raio de ação do MINI Cooper SE, dependendo do nível de carga. Quando a orientação da rota é iniciada, ela exibe a rota mais rápida e a mais curta e também sugere uma rota “VERDE” envolvendo o nível mais baixo de consumo de energia.
O novo MINI Cooper SE inclui de série um sistema de ar-condicionado automático de 2 zonas com ventilação e controle de temperatura individual para motorista e passageiro da frente. Foto: Divulgação
O novo MINI Cooper SE inclui de série um sistema de ar-condicionado automático de 2 zonas com ventilação e controle de temperatura individual para motorista e passageiro da frente. Foto: Divulgação
O Connected Navigation de série inclui uma tela sensível ao toque de 6,5 polegadas no console central. Isso permite que o serviço de informações de tráfego em tempo real seja usado, assim como a plataforma de internet MINI Online e a preparação Apple CarPlay. A conexão do celular também significa que o mapa de navegação do veículo é atualizado automaticamente. Como opcional é oferecida a central Connected Navigation Plus, que inclui uma tela colorida de 8,8 polegadas e a função de carregamento sem fio para osmartphone.
 
O novo MINI Cooper SE inclui de série um sistema de ar-condicionado automático de 2 zonas com ventilação e controle de temperatura individual para motorista e passageiro da frente. As rodas podem ser de 16 ou 17 polegadas, dependendo do pacote escolhido pelo cliente. Os preços não foram divulgados, como também não há previsão da chegada do modelo no Brasil.

Recarregar
A energia para eletrificar a condução do novo MINI Cooper SE da rede elétrica, à qual pode ser conectada através de uma tomada doméstica convencional, a MINI ELECTRIC Wallbox ou uma estação pública de carregamento. O cabo de carregamento padrão está disponível para conexão a uma tomada doméstica.
 
Uma MINI ELECTRIC Wallbox está opcionalmente disponível para carregamento em casa, bem como um cabo trifásico para uso em estações de carregamento públicas. Ambas as opções permitem que a bateria de alta voltagem do novo MINI Cooper SE seja carregada com uma capacidade máxima de 11 kW – para 80% em duas horas e meia, e 100% em três horas e meia. Uma estação de carregamento rápido DC permite que as reservas de energia do veículo sejam atualizadas ainda mais rapidamente.
 
A unidade de carregamento do novo MINI Cooper SE foi projetada para uma capacidade máxima de carga de 50 kW, permitindo que uma carga de 80% seja alcançada em apenas 35 minutos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação