Documento /app Documento /amp -->

Estado de Minas

Conheça todas as categorias de CNH e como tirá-las

Saiba quais veículos cada habilitação permite dirigir e como fazer a mudança de categoria


postado em 05/11/2019 12:37 / atualizado em 06/11/2019 13:37

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é dividida em diferentes categorias, que determinam os diferentes tipos de veículo que você está habilitado a dirigir. Porém, muitos brasileiros ainda possuem dúvidas de quais são essas categorias e qual o processo para consegui las. Confira agora todos os tipos de CNH e o que é necessário para tirá-las:

ACC
A ACC permite a condução das cinquentinhas(foto: Bernardo Dantas/ D.P/ D.A Press)
A ACC permite a condução das cinquentinhas (foto: Bernardo Dantas/ D.P/ D.A Press)
 
A Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) é um documento pouco conhecido que permite a condução de motocicletas menores com velocidade máxima de 50 km/h, as famosas “cinquentinhas”. O processo da autorização é mais simples que o tipo A, as provas teóricas e práticas podem ser realizadas sem a necessidade de cumprir as aulas da autoescola, porém, são necessárias em caso de reprovação. Contudo, a partir de setembro de 2020, 5 horas totais de aulas voltarão a ser obrigatórias.

CNH Tipo A
(foto: Paulo Maciel/ Divulgação)
(foto: Paulo Maciel/ Divulgação)
 
Essa é a categoria destinada para motos, motonetas e triciclos, ou seja, veículos motorizados de 2 ou 3 rodas. O processo de habilitação começa quando o candidato (de no mínimo 18 anos) se submete aos exames médicos e psicotécnicos, que podem ser marcados nas auto escolas. Uma vez aprovado, o candidato terá de cumprir 45 horas de aulas teóricas sobre legislação, primeiros socorros, mecânica básica, relacionamento interpessoal, direção defensiva, meio ambiente e cidadania. Após as aulas, será realizado o exame teórico de 30 questões, a nota mínima para aprovação é de 21 pontos. Próxima etapa são as 20 horas de aulas práticas (incluindo uma hora durante a noite) na motocicleta da autoescola, quando concluídas, o aluno poderá realizar o exame prático. Uma vez aprovado, será entregue a Permissão Para Dirigir (PPD), uma carteira de habilitação provisória que possui 12 meses de validade. Após o vencimento da PPD, o condutor poderá retirar sua CNH definitiva.

CNH Tipo B 
(foto: Paulo Maciel/Detran-PE)
(foto: Paulo Maciel/Detran-PE)
 
A categoria B é a CNH mais requisitada do país e permite a condução de veículos de quatro rodas com peso bruto de até 3,5 toneladas, ou seja, os carros convencionais. O processo de habilitação é basicamente o mesmo do tipo A, naturalmente as aulas práticas e teóricas dessa categoria estão totalmente voltadas para os carros. A grande diferença são as aulas de simulador, mas de acordo com a resolução 778/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), essas aulas deixaram de ser obrigatórias e cabe ao aluno decidir se quer ou não participar. Vale ressaltar que, sem as aulas no simulador, o processo de habilitação fica mais barato.

CNH Tipo C 
(foto: Volkswagen / Divulgação)
(foto: Volkswagen / Divulgação)
 
Essa categoria é voltada para caminhões, tratores e veículos agrícolas com mais de 3,5 toneladas, além de todos os tipos de veículo da categoria B e unidades de carga acopladas que não ultrapassem 6 toneladas em conjunto. Para tirar essa habilitação, é necessário primeiramente  que o condutor possua a CNH tipo B definitiva por pelo menos 1 ano sem ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 meses. Para começar a mudança de categoria, é necessário realizar novos exames médicos e psicotécnicos, realizar 15 horas de aulas práticas em caminhões da autoescola e ser aprovado no exame prático do Detran.

CNH Tipo D 
A categoria D é voltada para veículos que comportam mais de 8 passageiros(foto: Mobi-PE/Divulgação.)
A categoria D é voltada para veículos que comportam mais de 8 passageiros (foto: Mobi-PE/Divulgação.)
 
A categoria D permite que o motorista dirija vans, mini ônibus e ônibus, além de todos os veículos das categorias C e D. A mudança requer uma idade mínima de 21 anos, no mínimo dois anos de habilitação na categoria B ou um ano na categoria C, além de não cometer infração grave, gravíssima ou cometer mais de uma infração média nos últimos 12 meses. Novamente serão necessários exames médicos e psicotécnicos, além de aulas práticas no ônibus da autoescola e a prova prática no Detran.

CNH Tipo E 
A última categoria é voltada para veículos que comportam cargas maiores(foto: Iveco/Divulgação)
A última categoria é voltada para veículos que comportam cargas maiores (foto: Iveco/Divulgação)
 
A última categoria de CNH permite a condução de todos os tipos de veículos, exceto da categoria A. Além de possuir no mínimo um ano de habilitação na categoria C e não cometer infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses, o condutor deve ser aprovado em um curso especializado de treinamento de prática veicular e em situação de risco, nos termos da normatização do Contran. A categoria E ainda permite que seja acoplada uma carga de peso superior a 6 toneladas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação