Documento /app Documento /amp -->

Estado de Minas

Ford trabalha em nova tecnologia para impedir acidentes de ciclistas com portas abertas

Novo equipamento foi apresentado na Europa e promete mais segurança na hora de abrir as portas do veículo


postado em 11/03/2020 09:57

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
 
A Ford apresentou uma nova tecnologia para ajudar a evitar acidentes durante a abertura de porta de carros estacionados, que geralmente envolvem ciclistas e motociclistas. O “alerta de abertura de porta” tem a função de alertar quem está dentro e fora do veículo, por meio de sinais visuais e sonoros.

O sistema funciona por meio de sensores, que já são utilizados pela Ford na detecção de pontos cegos e frenagem automática, eles conseguem analisar a aproximação de veículos tanto pelo lado do motorista como do passageiro quando uma porta é aberta. Ao escanear uma possível colisão, ele soa um alarme e começa a piscar LEDs vermelhos instalados nas bordas do espelho retrovisor e na parte interna da porta, alertando tanto o motorista, quanto quem está se aproximando.

“Rodar em ruas movimentadas é um desafio diário de segurança para ciclistas e usuários de patinetes em grandes cidades de todo o mundo, que precisam desviar de portas abertas dos carros. O alerta de abertura de porta é uma das maneiras que estamos estudando para melhorar as vias para todos, sejam usuários de duas ou quatro rodas”, diz Friederike Philipsenburg, engenheiro de arquitetura de veículos da Ford Europa. 

Os engenheiros também estão desenvolvendo também um sistema que trava temporariamente a abertura completa da porta do carro, até que os sensores identifiquem que não há ninguém no perímetro. No entanto, esse recurso pode ser ativado e desativado manualmente esse pelo motorista.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação